sábado, 3 de outubro de 2009

Atual prefeito



Em 2008 (ano passado) foi eleito o atual prefeito Manoel dos Santos Oliveira e o vice prefeito José Francisco Pereira (Zé Hilton) para governar Nova Fátima pelos próximos quatro anos.

Manoel Santos obteve 52% dos votos válidos, apenas 5% a mais que sua concorrente Maria Mendes dos Santos.

Foram eleitores os seguintes candidatos a vereador(a):Angela Maria Prado Freitas, José Adriano S. Pereira, Manoel Fernandes Araujo Filho (Fernandinho), Pedro Ademar M. de Lima, Marcos Aurélio Xavier, Reinalda Mendes dos Santos, Renato Pereira Soares e José Carlos dos Santos Oliveira (Bazia).

Até aqui, outubro de 2009, aguardamos o cumprimento das promessas de palanque, para nas próximas eleições poder avaliar os atuais mandatários do município.

As mulheres foram reeleitas

Maria Mendes (Vice) e Regina de Amado (Prefeita)
Regina e Maria Mendes foram reeleitas, derrotando o opositor Manoel Santos Oliveira. Foi a primeira reeleição ocorrida no município.
No segundo mandato das "mulheres" é notório o destaque que o município conheceu. Foi implantado uma faculdade de ensino à distância onde centenas de pessoas concluíram cursos de graduação (hoje, 2009 a instituição foi fechada). Foi construído um conjunto habitacional com centenas de casas populares, um ginásio de esportes, a sede da prefeitura e o Centro de Saúde foi ampliado e um novo Posto Médico construído, além outras obras na zona rural do município.
Para o período de 2005 a 2008 foram eleitos para a Câmara de Vereadores: Aroldo Lopes de Oliveira, Reinalda M. dos Santos, José de Assis Porto, José Adriano Pereira, Antonio Santos Oliveira (Foinha), José Carlos S. de Oliveira (Bazia), Pedro Ademar M. de Lima, Renato Pereira e Ivan Moraes Carneiro.

As mulheres no poder

Vice prefeita Maria Mendes


Prefeita Regina de Amado

Com 60% dos votos válidos foram eleitas prefeita e vice de Nova Fátima, Regina Sélia de Oliveira Cunha (Regina de Amado) e Maria Mendes dos Santos.

As primeiras mulheres prefeita e vice da cidade fizeram uma adminstração destacada pela aquisição do antigo colégio da CENEC, hoje, Colégio Municipal Nossa Senhora de Fátima e do Colégio Roque Dias, em Santo Antonio de Roque e urbanização da avenida Landulfo Alves.

Entre os anos de 2000 a 2004, foram os seguintes os vereadores do município:

Josenaldo de Oliveira Porto, Ivan Moraes Carneiro, Carmelita da Cunha Abade, José Carlos dos Santos Oliveira (Bazia), Antonio Santos Oliveira (Foinha), Reinalda Mendes dos Santos, Antonio Ferreira Cunha, Pedro Ademar M. de Lima e Renato Pereira Soares.



O terceiro prefeito

O terceiro prefeito de Nova Fátima voltou a ser Cláudio Ferreira Pereira (Dete) e a vice foi Dinalva Nunes dos Santos. O terceiro mandato foi de 1997 a 2000.
Foi concorrente de Dete, o motorista José Araujo Filho (Vando) e seu candidato a vice, Josenaldo Porto.
Praticamente a administração do município foi entregue aos filhos do prefeito. Percebendo que não tinha chances de reeleição, ninguém quis ser o candidato do prefeito para sucedê-lo pela situação. Sem alternativa foi lançado o sobrinho deste, Adriano Pereira, que perdeu a eleição para Regina Sélia Oliveira Cunha.
A terceira composição da Câmara de Vereadores ficou assim: Maria Mendes dos Santos, José João de Oliveira, Naum Moraes Carneiro, Renato Pereira Soares, Antonio Santos de Oliveira, Pedro Ademar Martins de Lima, Ivan Moraes Carneiro, Carmelita da Cunha Abade e Amadeu Ludugero dos Santos (Gago).

O que destacar deste período... Pensando bem... Sinceramente não sei!

O segundo prefeito de Nova Fátima

Manoel Fernandes Araujo
O segundo prefeito de Nova Fátima foi Manoel Fernandes Araujo (Fernando de Lourito). Ele concorreu com Orlando Freitas (Orlando de Pantaleão). Fernando administrou o município entre os anos de 1993 a 1996. O vice prefeito era João da Silva (João da Fazenda).
Neste período foram os vereadores de Nova Fátima: Carmelita da Cunha Abade (Carminha), Pedro Ademar Martins de Lima (Ademir), Oresto José Moreira, Antonio de Jesus Coelho, Antonio Santos de Oliveira, Naum Moraes Carneiro, Ivan Moraes Carneiro, Maria Mendes dos Santos e Josenaldo Oliveira Porto.
É da época deste prefeito a construção do Centro de Saúde Municipal.

Os Primeiros governantes

Nova Fátima foi emancipada de Riachão do Jacuípe em 13 de junho de 1989. Neste mesmo ano, em 15 de novembro, foi realizada a sua primeira eleição - junto com a eleição para presidente do Brasil, a primeira após a redemocratização do país.
Foi eleito como o primeiro prefeito de Nova Fátima, Cláudio Ferreira Pereira (Dete) e o vice Augusto Matos (que faleceu neste ano de 2009). Foram eleitos para vereadores, Aroldo Lopes de Oliveira, Carmelita Abade, Maria Mendes dos Santos, Antonio Santos Oliveira (Foinha), Dinalva Nunes dos Santos (que faleceu há alguns anos), José Bispo Carneiro (Zé Lagoa), Antonio Francisco (Francisquinho), José João de Oliveira (Zé de Neve) e Antonio de Jesus Coelho (Antonio Mocó). (Veja a foto acima)
Naquele mesmo ano foi eleito o presidente Fernando Collor de Melo e o governador da Bahia, Antonio Carlos Magalhães (ACM).
É da época deste prefeito a urbanização da praça Eliel Martins, do lado da Igreja matriz.