Foi exatamente neste local, Praça Pedro Emídio Avenida Landulfo Alves e Rua Gildásio Souza, onde hoje estão o Supermercado Harmonia, o Bar Casa Velha, a Casa A.S. da senhora Alaíde, foi onde foram construídas as primeiras casas, que deram origem à cidade de Nova Fátima. Na foto acima, do início da década de 1990 percebe-se as transformações da paisagem da cidade nas últimas décadas.
Aliás, seria importantes que a administração do município construísse nesta praça um monumento à fundação da cidade em homenagem aos seus primeiros moradores. Desta forma, estaríamos resgatando a nossa história, preservando a memória das pessoas que construiram Nova Fátima. Nos lugares mais desenvolvidos e civilizados uma das coisas que mais se preserva é a identidade local. Todo povo deve preservar sua identidade, só assim ele se torna importante. E a identidade de um povo se constroe com o estudo e preservação de sua história.
Aqui tentamos fazer isso, mas não podemos fazer tudo. Infelizmente, perdidos em bobagens partidárias, nossos políticos esquecem de nosso maior patrimônio: nossa história, nossa identidade de sociedade de gente civilizada.
(Até quando isso vai continuar assim!?)
Texto e foto: José Antonio Pinto
terça-feira, 25 de janeiro de 2011
Lançamento do documentário, Nova Fátima: dos primeiros habitantes aos dias de hoje
Audiência no lançamento do documentário
Auditório da Câmara na exibição do documentário
Profª Irandi, falando da importância do documentário
Foi lançado no último dia 2 de novembro, no plenário da Câmara de Vereadores de Nova Fátima, o documentário Nova Fátima: dos primeiros habitantes aos dias de hoje, com a presença de vereadores e de populares.
Vereadores Ademir, Fernandinho, Angela, Renato e Reinalda, presentes no lançamento do documentário no plenário da Câmara de Vereadores
Foi lançado no último dia 2 de novembro, no plenário da Câmara de Vereadores de Nova Fátima, o documentário Nova Fátima: dos primeiros habitantes aos dias de hoje, com a presença de vereadores e de populares.
A exibição do DVD, com duração de 32 minutos, deixou muita gente emocionada, pela homenagem aos primeiros moradores de Nova Fátima. Logo após a exibição, dezenas de pessoas falaram sobre a importância do documentário na preservação da história do município.
Foram entregues exemplares de DVDs do documentário para os vereadores, representantes da Prefeitura do município, representantes de ONGs e de igrejas que prestigiaram o lançamento do filme.
Pré-lançamento do documentário
comentários do Ministro da Eucaristia, Antonio Carneiro, sobre o documentário
Emoção da professora Belmira ao falar sobre o documentário
Imagem do DVD
Sala de exibição do documentário
Foi pré-lançado no dia 1º de novembro de 2010, o documentário (DVD) Nova Fátima: dos primeiros habitantes aos dias de hoje, no Colégio Estadual Virgílio F. Pereira.
Estiveram presentes professores, lideranças políticas e comunitárias, que receberam exemplares do DVD para a divulgação em escolas, igrejas e ONGs.
Após a exibição, diversas pessoas fizeram comentários sobre o documentário. Todos se emocionaram com as imagens e os depoimentos do telespectadores presentes.
Assinar:
Postagens (Atom)