terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Praça Pedro Emídio e Rua Gildásio Souza

Foi exatamente neste local, Praça Pedro Emídio Avenida Landulfo Alves e Rua Gildásio Souza, onde hoje estão o Supermercado Harmonia, o Bar Casa Velha, a Casa A.S. da senhora Alaíde, foi onde foram construídas as primeiras casas, que deram origem à cidade de Nova Fátima. Na foto acima, do início da década de 1990 percebe-se as transformações da paisagem da cidade nas últimas décadas.
Aliás, seria importantes que a administração do município construísse nesta praça um monumento à fundação da cidade em homenagem aos seus primeiros moradores. Desta forma, estaríamos resgatando a nossa história, preservando a memória das pessoas que construiram Nova Fátima. Nos lugares mais desenvolvidos e civilizados uma das coisas que mais se preserva é a identidade local. Todo povo deve preservar sua identidade, só assim ele se torna importante. E a identidade de um povo se constroe com o estudo e preservação de sua história.
Aqui tentamos fazer isso, mas não podemos fazer tudo. Infelizmente, perdidos em bobagens partidárias, nossos políticos esquecem de nosso maior patrimônio: nossa história, nossa identidade de sociedade de gente civilizada.
(Até quando isso vai continuar assim!?)
Texto e foto: José Antonio Pinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário