A foto acima, datada do início da década de 1980, retrata a feira livre, que era realizada nas ruas Gildásio Souza e praças Pedro Emídio e Eliel Martins, desde 1951, até a construção do "Centro de Abastecimento".
Na foto, que foi tirada do sobrado da antiga loja de confecções de João Mota (ex-vereador, quando Nova Fátima era ainda povoado), percebe-se o antigo Supermercado Pinto, o primeiro supermercado da cidade (que pertencia a Paulo Pinto de Coité), inaugurado no final dos anos 1970. Ao lado do supermercado se tem o "terreno do sr. Justiniano", onde hoje já foram construídos dois supermercados e um bar. Logo depois temos a antiga farmácia do sr. Grigo e dona Biú, (pais de dona Zeca do Sr. Nininho e sr. Wilson e avôs da vereadora Angela). Observa-se que, com excessão desta casa, todas as outras deste trecho da rua passaram por modernização e construção de sobrados (moda arquitetônica em Nova Fátima!).
É bom ver, através destas fotos, o quanto a nossa cidade, nas últimas duas décadas, após a sua emancipação, tem passado por transformações no seu espaço geográfico. Seu crescimento é visível, mas, não confundam crescimento (número de ruas, casas e de moradores), com desenvolvimento (qualidade de vida, bem estar, saúde, educação, etc.), que continuam igual há décadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário